Grupo de Pesquisas Filosofia, Ciência e Tecnologias
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR
APRESENTAÇÃO/ POLÍTICAS
Foco e escopo:
A revista publica artigos científicos originais de professores, pesquisadores, estudantes e cidadãos em todas as áreas do conhecimento, desde a Educação Básica, Técnica eTecnológica, da Graduação até as Especializações lato e stricto sensu. Os autores devem informar se o texto é inédito, isto é, se não foi publicado.
Pluralista, a Revista recusa o enquadramento ideológico e político-partidário. O debate acadêmico não pode ser autêntico e dinâmico se estiver prisioneiro do estrabismo político e ideológico dos que se imaginam senhores da verdade, em castelos de marfim.
Não se vê na função de converter ninguém e nem se dirige apenas aos convertidos. Entendemos que a realidade é mais complexa do que os os preconceitos e estes não são terrenos férteis para o debate democrático, aberto a novas perspectivas frente a um mundo que exige ir para além do pensamento convencional.
A liberdade de expressão, a pluralidade democrática prescinde dos preconceitos e dogmatismos. São necessários coragem e esforço comum, tanto para a crítica como para a autocrítica e também para estar sempre disposto a trocar ideias e polemizar. Isto não significa que as posições políticas-ideológicas individuais expressem o coletivo da revista.
Não somos uma organização política-partidária e/ou sindical. Também não aceitamos o pensamento monolítico, seja à esquerda ou à direita. A realidade mundial exige posicionamentos. Uma teoria crítica não será crítica se se afirmar uma pseudo neutralidade científica.
A revista não veicula conteúdos racistas, sexistas ou que firam a integridade das pessoas. Ela se define por um princípio ético que poderia ser resumido em duas palavras: honestidade intelectual, isto é, o comprometimento de todos aqueles que colaboram com este espaço de reflexão, no sentido de preservar a integridade da pesquisa crítica, sem qualquer concessão a interesses de cunho partidário, ideológico ou de restrito sentido social.